“Aviso laranja” do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido ao mau tempo

Publicado em (Informação) por Geral em 09-03-2018

O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) decretou “aviso laranja” para o Distrito de Braga no período compreendido entre as 03h00 do dia 9 (sexta-feira) e as 06h00 do dia 10 (sábado), com chuva por vezes forte acompanhada de trovoada. Estes períodos de chuva, terão o pico previsível entre 15h00 e as 21h00 do dia 09 de março, com rajadas de vento podem atingir os 85km/h.

Com a previsão de chegada da tempestade a Portugal continental, a Proteção Civil lançou um aviso à população, alertando para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, inundações, estradas escorregadias e possível queda de árvores.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomenda comportamentos e medidas preventivas, “em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis”, entre as quais a desobstrução de sistemas de escoamento de águas pluviais, não atravessamento de zonas inundadas para evitar o arrastamento de pessoas e viaturas, uma condução defensiva, sobretudo em caso de neve ou formação de lençóis de água, e a fixação de estruturas soltas, como andaimes.
A Proteção Civil desaconselha ainda a circulação e permanência junto a zonas arborizadas, junto à zona costeira, e apela a que não se pratique qualquer atividade relacionada com o mar.

Deixe uma mensagem

SOBRE

O Centro de Gestão Agrícola de Barcelos (CGAB), enquanto Associação de Empresários Agrícolas, assim como entidade prestadora de serviços no quadro da Contabilidade, Gestão e Fiscalidade da Empresa Agrícola e actividades conexas.

Ler Mais