Centro de Gestão e Agrobio assinaram protocolo

Publicado em (Informação) por Geral em 05-08-2009

Tagged Under :

 

O Centro de Gestão Agrícola de Barcelos e a Agrobio - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, assinaram um protocolo de colaboração que vai permitir informar e dar apoio técnico aos agricultores interessados em aderir ao modo de produção biológico.

O protocolo foi assinado pelo presidente da Direcção do Centro de Gestão, Alberto Carvalho, e pelo Eng.º Jaime Ferreira, presidente da Direcção da Agrobio, no final de uma sessão de esclarecimento e divulgação que decorreu na tarde de quinta-feira, 23 de Julho, em Barcelos.

Os técnicos da Agrobio explicaram que a associação existe para promover e divulgar a agricultura biológica. O modo de produção biológico não significa “um regresso ao passado”, embora utilize técnicas agrícolas ancestrais, tendo presente que cada terreno é um ecossistema. “O solo é a base e como tal deve ser muito bem tratado”, lembrou Joaquina Loureiro, a técnica da Agrobio que acompanha as explorações de agricultura biológica na região Norte.

Ao evitar as diversas formas de poluição associadas à agricultura convencional, a Agricultura Biológica, que não recorre a produtos químicos de síntese, tem vantagens quer ao nível da saúde do ambiente quer da saúde dos produtores/consumidores. Trata-se de um modo de produção diferenciado que pode ser uma alternativa na região do Minho que, segundo os técnicos, “tem fortes potencialidades para a Agricultura Biológica”.

Durante a sessão foi referida a necessidade de mudar a ideia instalada de que a Agricultura Biológica é para elites.

No âmbito da parceria entre o Centro de Gestão e a Agrobio, os sócios e agricultores em geral passam a ter uma técnica disponível para prestar informações e esclarecimentos, às quintas-feiras de tarde, nas instalações do Centro.

Deixe uma mensagem

SOBRE

O Centro de Gestão Agrícola de Barcelos (CGAB), enquanto Associação de Empresários Agrícolas, assim como entidade prestadora de serviços no quadro da Contabilidade, Gestão e Fiscalidade da Empresa Agrícola e actividades conexas.

Ler Mais