Publicado em(Informação) por Geral em 12-08-2013
Realiza-se este ano a segunda edição do Prémio Agricultura. Até novembro, a organização percorre o país de norte a sul, debatendo “os grandes temas da agricultura e da agro-Indústria na actualidade”. O Prémio Agricultura 2013 é uma iniciativa do BPI e do Correio da Manhã, com o patrocínio do Ministério da Agricultura e com o apoio da PricewaterhouseCoopers e do Jornal de Negócios.
”Criámos o Prémio Agricultura porque acreditamos nos setores agrícola e agroindustrial como fortes motores de crescimento e desenvolvimento da economia portuguesa e queremos promover, incentivar e premiar os casos de sucesso da agricultura e agro-indústria nacionais”, declaram os organizadores.
Trata-se da segunda edição do Prémio Agricultura que inclui, em paralelo, entre setembro e dezembro, em várias cidades, um ciclo de conferências sobre os desafios do setor. Outras informações sobre esta iniciativa poderão ser obtidas em http://www.premioagricultura.pt/.
Publicado em(Informação) por Geral em 12-08-2013
Os produtores de leite portugueses sofrem ainda as consequências da difícil combinação de factores negativos ocorrida em 2012, com a subida dos custos de produção e a descida sucessiva do preço do leite ao produtor. Essa tendência inverteu-se no final do ano, mas a recuperação plena ainda não ocorreu. Pelo contrário, sentem-se os efeitos acumulados da penúria vivida pelos produtores nos últimos três anos: a produção em Abril deste ano ficou 8% abaixo de igual mês em 2012 e acumularam-se dívidas a cooperativas e fornecedores em geral. As vagas de calor registadas este Verão certamente agravam estes números, pois provocam problemas de saúde nos animais e redução da produção.
Por outro lado, todas as notícias sobre a reforma da PAC, apesar de pouco definidas, apontam para uma redução das ajudas europeias aos agricultores após 2015, ao mesmo tempo que desaparece o controlo europeu da produção através das quotas leiteiras, prevendo-se que o preço do leite ao produtor irá variar com mais imprevisibilidade.
Neste momento os preços do mercado internacional de produtos lácteos são favoráveis, mas nem esses aumentos parecem chegar aos produtores portugueses, nem os aumentos que vamos observando nas prateleiras da distribuição. Após três anos consecutivos, o preço do leite ao produtor em Portugal permanece abaixo da média comunitária, precisamente na época do ano em que surgem custos superiores com a rega das culturas, ao contrário dos colegas do Norte da Europa que não precisam regar e recebem mais ajudas da Política Agrícola Comum. Esta situação de mercado favorável nos produtos lácteos deveria permitir aos produtores pagar dívidas e acumular alguma reserva para épocas de preço baixo que voltarão a surgir a médio prazo, mas para a produção a época de vacas gordas ainda não chegou e assim os produtores arriscam-se a passar mais um verão a trabalhar para aquecer.
Assistimos nos últimos tempos a múltiplos apelos à valorização da actividade agrícola, mas passar das palavras aos actos implica valorizar os produtos agrícolas. Só assim a agricultura será viável e terá futuro em Portugal.
Fonte: APROLEP
Publicado em(Informação) por Geral em 08-08-2013
O INE - Instituto Nacional de Estatística divulgou as suas estatísticas agrícolas do ano anterior. De acordo com estes dados, o inverno mais seco dos últimos 80 anos condicionou a produção de cereais de outono/inverno em 2012, que se fixou abaixo das 150 mil toneladas, o menor valor das últimas três décadas. Em 2012 a produção de milho para grão alcançou as 849 mil toneladas (+4,7% face a 2011). A produtividade record (93,5 toneladas por hectare) alcançada em 2012 no tomate para a indústria compensou a redução da área plantada (-9,5% face a 2011), o que permitiu atingir uma produção de 1,299 milhões de toneladas.
Relativamente ao setor pecuário, a produção de carne de bovino foi 93 mil toneladas, refletindo um decréscimo de 3,1% em relação a 2011. A carne de animais adultos registou uma diminuição de 5,9%, enquanto a carne de vitelo, pelo contrário, apresentou um acréscimo (5,8%). A produção de carne de suíno em 2012 (384 mil toneladas) teve uma variação negativa de 5,6%, comparativamente a 2011. A produção de carne de animais de capoeira estabilizou (+0,1%), quando comparada com o ano 2011, tendo-se situado nas 334 mil toneladas. A produção de ovos de galinha para consumo registou uma diminuição de 2,5% em 2012, fixando-se nas 100 mil toneladas. O leite de vaca, com cerca de 1 881 milhões de litros produzidos em 2012, aumentou em 1,1% de produção relativamente ao ano anterior.
Publicado em(Informação) por Geral em 06-08-2013
Desde o passado dia 11 de Junho, as guias de circulação de pequenos ruminantes, passaram a ser emitidas através do sistema iDigital.
Como já foi devidamente informado, este processo obriga a um prévio “Recenseamento Inicial”, RIOC, dos animais adultos e identificados individualmente/electronicamente existentes na exploração.
Dadas as dificuldades da implementação destas novas regras, junto inserimos Circular da DGAV, que determinou um “período transitório” até 12 de Setembro para a implementação desta nova metodologia.
SNIRA Modulo de Movimentacão Pequenos Ruminantes
Chamamos a atenção para o facto, de que, os números fornecidos pelo IFAP relacionados com este Recenseamento são ainda muito incipientes.
Dada a importância do mesmo, solicitamos a todas as organizações um empenho da sua divulgação e da chamada de atenção para a sua obrigatoriedade junto dos criadores.
Publicado em(Sem categoria) por Geral em 06-08-2013
A floresta, que ocupa mais de um terço do território de Portugal, é fonte de emprego, exportações, vendas, lazer, biodiversidade, sequestro de carbono, protecção do solo, regulação da qualidade da água e do ciclo hídrico. Mas a soma de decisões erradas trouxe como factura os incêndios, atiçados pelo desordenamento.
Publicado em(Informação) por Geral em 06-08-2013
O sector da resina em Portugal pode ser ameaçado “a médio prazo” pela aposta de países como Brasil ou China na indústria transformadora, alertam os profissionais da área, que reclamam apoios do Governo para a criação de emprego
Publicado em(Sem categoria) por Geral em 02-08-2013
Os Centros de Atendimento Telefónico (CAT) do SIRCA são dotados de números únicos a nível nacional, que funcionam diariamente e durante um período ininterrupto de 12 horas.
|
Nº de Telefone
|
Horário
|
Dias
|
BOVINOS e EQUÍDEOS
|
21 754 12 70
|
das 8:00 às 20:00
|
Dias úteis, sábados,
domingos e feriados |
OVINOS / CAPRINOS
|
|
256 872 000
284 327 402 |
SUÍNOS
|
Zona Norte
do Tejo |
256 833 036
|
|
|
Zona Sul
do Tejo |
243 720 020
|
|
|
Publicado em(Impostos) por Geral em 01-08-2013
O Governo adiou para 15 de Outubro a aplicação de coimas aos incumpridores das novas regras de transporte de mercadorias, que entra em vigor segunda-feira, mas ressalva que é preciso regularizar a comunicação às Finanças até àquela data.